sábado, 19 de novembro de 2011

Uma história diferente e emocionante.

Alice no País do Aprendizado
 (...) Lá estava Alice no meio da floresta escura, sem saber que direção seguir, que direção poderia levá-la à escola do coelho branco.
No tronco de uma árvore enorme várias setas penduradas indicavam para todos as direção. De repende percebeu que num dos galhos da árvore estava deitado um gato sorridente. Seus dentes eram enormes, e suas garras muito afiadas. Alice achou por bem tratá-lo com respeito.
_ Seu gato, poderia me apontar o caminho de saída?
_ Depende. Para onde você quer ir?
_ Pode ser qualquer lugar. Estou procurando a escola do coelho branco.
Ele, indignado, responde que se ela pensa assim, então não tem nenhuma importância o caminho a escolher.
Ela tenta disfarçar, dizendo que precisa chegar à escola.
Ele pára e poderadamente responde:
_ Eu sei que você que chegar a algum lugar, preferencialmente na escola, mas para isso acontecer não basta caminhar bastante e seguir a estrada, não é andar o mais que se possa. É caminhar sabendo exatamente aonde se quer chegar e o que se vai fazer e o que se pretende no final da caminhada.
_ Eu quero ir à escola _ respondeu Alice.
_ Mas você disse primeiro: "qualquer lugar" _ respondeu o gato.
_ Minha mãe não me explicou o que eu devo fazer na escola e porque estou indo lá. _ respondeu Alice confusa.
_ A escola é o espaço do conhecimento, do aprendizado, da sabedoria. Você deve ir lá sabendo exatamente o que vai fazer: aprender. Conhecer toda a experiência humana acumulada para ter condições de melhorar sua vida e a vida deste planeta.
_ Nossa! Eu não sabia que eu posso mudar a vida desse planeta para melhor! _ respondeu Alice.
_ É, Alice, o terceiro milênio está aí. A vida do planeta está nas mãos de todos nós. Se o conhecimento que você adquirir na escola não servir para melhorar a qualidade de vida das pessoas e para a preservação do planeta, para a melhoria da integridade, da moral e da ética, então, para que a escola? Você deve ir lá sabendo o que vai fazer: aprender para crescer e crescer bem.
Alice afastou-se dali, pensando:" Preciso encontrar logo o caminho da escola para aprender o que preciso, preciso tratar bem minha professora, meus colegas e fazer os deveres de casa. Imagine... eu, Alice, poder mudar o mundo!"
_ Nossa, que sonho estranho, mas muito curioso! Um verdadeiro sonho no país do aprendizado! _ exclamou Alice, que, de repende, abriu os olhos e viu que estava em seu quarto. Levantou-se e foi caminhando pensativa, relembrando a conversa que teve com o gato no sonho. Rapidamente, foi fazer as lições de casa.

Tânia Dias Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!