terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Continuação do projeto leitura 2011

LEITURA - UMA VIAGEM PARA ESCRITA

INTRODUÇÃO


    O projeto Leitura é muito mais do  que criar o hábito de leitura, pois ninguém pode criar esse hábito e sim criar o desejo de se ler por prazer, ampliando suas concepções do mundo a sua volta. É importante dar oportunidade e oferecer aos alunos o prazer de se ler.
    Precisamos fazer nossos alunos conviver com vários tipos de leitura. Partindo desse princípios pode-se completar as atividades de linguagem lida, oral para a escrita.
    As atividades de escrita não é um um ato isolado, se faz necessário criar um ambiente de descontração e naturalidade: deixando os alunos utilizar livros, jornais ou recorrer aos colegas e/ou professores levando-os a identificar possíveis falhas. Segundo Paty Fonte "Pessoas que leem regularmente acabam por fixar na memória a forma ortográfica com que as palavras não escrita, além de vivenciarem, sem que se deem conta forma inusitadas a sempre renovadas do uso da linguagem." Pode-se concluir que ninguém irá escrever com desenvoltura, mais com certeza terá maior facilidade para produzir seus próprios textos.

OBJETIVO GERAL:

    Estimular o gosto pela leitura e escrita, atendendo as necessidades de aprendizagem dos educandos. Fazer com que a família interagem com seus filhos no mundo da leitura - caminhando para a escrita, ajudando-os a perceber o quanto podemos aprender com a leitura e a escrita.
    Cada alunos já traz consigo a capacidade de narrar e contar histórias com facilidade, e a produção texto tem como objetivo possibilitar esse aprimoramento de sua própria escrita espontânea, levando seu texto a ter coerência e coesão de acordo com suas finalidades.
    E importante que o educador possa ressaltar para os alunos: como escrever, a quem  e por que escrever.

    Incentivar a formação de leitores competentes capazes de compreender e identificar elementos implícitos e explícitos dos variados gêneros textuais, valorizando a leitura como fonte de informação e reflexão sobre o mundo e como um referencial fundamental para a aquisição de uma boa escrita.

OBJETIVO ESPECÍFICOS:
  • Valorizar os gêneros textuais e reconhecer suas características específicas.
  • Oferecer um repertório variado.
  • Desenvolver uma escrita dentro de um contexto coerente.
  • Planejar e escultar tarefas em pequenos grupos, valorizando assim  o trabalho em equipe.
  • Estimular os alunos a se expressarem com desenvoltura em sarau, dramatização ou coral.
  • Incentivar os alunos a argumentar e escrever utilizando recursos de revisão de textos com ajuda de dicionário, pais e professor.
  • Desenvolver postura de leitor, ouvinte e apreciados de histórias e poesias e conhecendo a estrutura do corpo de um livros e jornais.



TEMPO ESTIMADO: Ano letivo

Habilidades a serem desenvolvidas segundo Howard Gardner:


  Inteligência Espacial:
 Capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa.
  Como se manisfestará:
  por meio da visão, da observação e do reconhecimento fácil de rostos, formas, cores, detalhes
de cenas;
 pela percepção de produção de imagens mentais e de um objeto de diferentes maneiras;
 e por prazer em fazer rabiscos e desenhos e expressão da criatividade.

Inteligência Interpessoal:
Habilidade para distinguir as pessoas e suas intenções e desejos, além de reagir apropriadamente a partir dessa percepção.
Como se manifestará:
 Através da capacidade de liderança;
 pelo estabelecimento e manutenção de relações sociais.
 do reconhecimento e emprego de diversas formas de relacionar-se com os colegas,
 na produção de uma ambiente caloroso e receptivo.

Inteligência Intrapessoal:
Desenvolvimento e uso adequado de uma autoimagem precisa, com o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprias.
Como se manifestará:
Na capacidade de trabalhar de forma independente (autonomia),
na consciência das emoções,
no desenvolvimento de uma imagem exata de si;
na ação motivada e engajada;
e por fim na utilização de formas e meios adequados para expressar sentimentos e opiniões.

Inteligência Musical:
Descriminação de diferentes sons no ambiente e prazer em cantar para si próprio e para o outro.
Como se manifestará:
Através de incentivos a cantar diariamente,
usar canções para ensinar novos conceitos,
em familiarizar os alunos com ritmos, sons e estilos de músicas.
através de paródias para músicas conhecidas.

Inteligência Linguística:
Percepção dos sons, dos ritmos e dos significados das palavras além da identificação das diferentes funções da linguagem.
Como se manisfestará:
Nas resposta ao som e ao ritmo;
no aprendizado de novos conceitos ouvidos, lendo e escrito;
Na forma de falar;
na capacidade de se expressar e
na potencialização da aplicação da própria linguagem.

Inteligência Lógico-matemático:
Facilidade para contar, fazer cálculos matemáticos e criar notações práticas de raciocínio.
Como se manifestará:
Na percepção dos objetos e de sua função no meio ambiente;
no domínio dos conceitos de quantidades, tempo, e causa e efeito;
no uso de símbolos abstratos para representar objetos e conceitos concretos;
na percepção de modelos e relações;
e por fim demonstração de habilidades para encontrar soluções lógicas para os problemas a serem resolvidos.

 CONTÉUDOS:
  1. Leituras diversificadas: histórias, lendas, fábulas, cordel, notícia, textos informativos e tantos outros conforme o andamento do projetos durante o ano letivo.
  2. Produção de textos: texto coletivo, em dupla, com gravuras, texto com sequência de cenas, paródias, pemas, reescritas, textos jornalísticos como: propagandas, anúncios, legendas, textos lacunados, receitas e histórias em quadrinhos.
  3. Resolução de problemas quando for necessário.
  4. Ilustrações.
  5. Sarau, dramatização e coral.
  6. Ficha de leitura.
  7. Incluir três projetos:Carnaval brasileiro,  Páscoa e Saúde: com Dr.Esporte e sua equipe
  8. Trabalho com paródia, relaciondo com os projetos
  9. Músicas diversificadas, também relacionadas com os projetos.
  10. Cordel.
Referencias:
  • Nova escola: Produção de texto, Janeiro/Fervereiro, 2009 nº219.
  • Curos realizado em 2011: Inteligênica Emocional e Afetividade - Prazer Poético no Ensino
  •  Lima Regina Villaça ; Livro Oficina de Textos, ed. FAPI
  • Entrevista  de Celso Antunes sobre a teoria de Howard Gardner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!