quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Oh, criançada danata de boas.


Habitantes do jardim
Existem milhões de insetos em nosso mundo. A maioria dos insetos tem antenas. Vamos conhecer alguns.

ABELHA: É o mais valioso dos insetos. Todas as abelhas de uma colmeia são filhas de uma única abelha-mãe. Chama-se esta a rainha, ou abelha-mestra.
Favo de mel estão pendentes, como cortina perfuradas. Emprega-se o mel na fabricação de pães, bolo e doces. Usa-se também para adoçar remédios. O mel é um valioso alimento.

FORMIGAS: Vivem juntas em formigueiros. Auxiliam-se umas às outras e compartilham tanto de alimentos como do trabalho. Algumas formigas agem como donas-de-casa, outras como policiais, outras como jardineiras. São pequenas em tamanho  mas extremamente fortes. Certos compartimentos no formigueiros são utilizados como berçário para as formigas-bebês.
BORBOLETAS: Figuram entre os mais belos dos insetos. Possuem antenas e asas coloridas. As borboletas são dotadas de um olfato apuradíssimo. As antenas servem ao mesmo tempo como órgão do olfato e do ouvido.
GRILOS: Estes emitem um alegre som de que as crianças tanto gostam. Cantam à noite e também durante o dia. Vivem nas matas e nos campos. Suas antenas são longas. O grilo dá salto muito melhor do que voa.
ARANHA: Animal articulado, de oito paras e sem asas. As aranhas segregam um líquido que se estira e endurece ao contato do ar, tornando-se em fio. É com esse fio que elas tecem a sua teia para prender os insetos de que se alimentam.
Texto informativo
Livro: rimando e aprendendo - Criatividade na pré-escola.
Oneída de Almeida Câmara- 1986
Próxima postagem a pesquisa de alguns alunos. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!