quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Leitura


Sinopse: Como era linda a vida dentro do livro!
Guita até esqueceu que lá fora chovia. Guita passou por terras cheias de sol. Viu gramados e barcos de pescadores. Guita aprendeu muitas coisas folheando aqueles livros.
Até que...
Uma boa leitura para iniciar com os alunos, para que eles possam perceber o gosto de se ler um livro, nossa imaginação voa.


Uma historinha cheia de aventuras. Dá para trabalhar com as crianças sobre a morte de uma maneira bem lúdica, use como apoio fantoche. Para as crianças,  estes momentos ou qualquer outra situação em que utilizamos os fantoches, são sempre extremamente envolventes, já que qualquer personagem parece realmente ter vida própria. Os alunos entram numa sintonia onde a fantasia e a realidade se confundem e imediatamente as vemos capazes de manter um diálogo, de fazer gestos, expressões respondendo ao boneco, sem perceberem, ou mesmo ignorando, quem o manipula, ou seja, ficam completamente absorvidas pelo boneco, que em sua imaginação tem vida, é um ser. Com uma voz bem diferenciada uma da outra. Dá até para fazer um pequeno teatro com eles, pois quando eles participam a história fica parecendo bem mais real.
Um outra atividade bem interessante e fazer a pintura do sol e do pássaro em uma tela, nossa essa não tem o que falar, eles amam.

 Sinopse:Ecologia para Crianças é uma viagem com ensinamentos e entretenimento, buscando conscientizar crianças e adolescentes para a importância de cuidar e preservar o ambiente em que vivemos. Um livro interativo, com brincadeiras e passatempos, que certamente promoverá a motivação para as ações que evitem o desperdício, preservem o que existe e busquem manter o planeta vivo para as futuras gerações..

Agora e só aproveitar a dica viajar com seus alunos para um mundo imaginário dos alunos.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Alfabeto

Alfabeto coletivo


Quando visitei o blog Cantinho Lúdico vi um trabalho com as vogais, e logo tive uma ideia de fazer o mesmo, mas com o alfabeto. O alfabeto coletivo será trabalhado  da seguinte maneira:

  1. Arrume uma caixa bem bonita,
  2. recorte várias figuras, de revista, livros velhos ou simplesmente pesquise na internet,
  3. recorte a letra do alfabeto (aquelas que vem na última pagina dos livros),
  4. faça 5 (cinco) tiras de cartolina (branca) e cole o alfabeto (veja as fotos abaixo) e
  5. por fim, peça aos alunos que  procure na caixas as figuras que começam com cada letra do alfabeto.
As figuras.

As tiras de cartolinas e o alfabeto.

O alfabeto colado nas tirinhas.

Objetivos:

  • Desenvolver a percepção visual.
  • Perceber a importância do trabalho em grupo.
  • Ativar o conhecimento em relação ao alfabeto com as figuras.
  • Verificar as hipótese dos alunos.

O que será trabalhado:

  • Alfabeto
  • Construção do alfabeto ilustrado
  • Linguagem verbal
  • Figuras como forma de representação
  • Função social da escrita
  • Escrita espontânea da figuras
  • Construção de palavras por meio de atividades interativas.

Desenvolvimento:

A partir do conhecimento prévio e da leitura do alfabeto x figuras, a propostas  levará com que os os alunos possam refletir, compreenderem e construir o alfabeto ilustrado.
Após a apresentação das letras do alfabeto e as figuras, os alunos com a intervenção da professora fará sua escrita espontâneo, para que assim possam revelar suas hipóteses, possibilitando uma aprendizagem construtiva.

OBS: os trabalhos dos alunos serão registrado no blog assim que iniciar as aulas.
Professora Denise Ibarra
Turma: 1º Ano
Período: manhã.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Alfabetização

JOGOS DE ANÁLISE LINGUISTICA


      O jogo está presenta no cotidiano da vida de uma criança, isso todos nós sabemos, em seus desenhos, canto, rima, quando chuta uma bola, brinca com sua boneca e tantos outros jogos, sendo que através deles que as crianças constrói grande parte de seu conhecimento. Quando isso acontece, a situação ensino-aprendizagem fica caracterizada pelo aspecto lúdico e prazeroso em que o erro passa a ser aceito naturalmente e a interação com o outro é espontânea.
      Por meio dos jogos, do fazer, do brincar, do representar, a criança experimenta ir além, ultrapassar seus próprios limites, adquirindo autonomia na aprendizagem.
      Baseando nessa pequena reflexão meu trabalho este ano será realizado através de jogos, brincadeira e muitas atividade lúcidas. Não  deixando de citar que também realizarei alguns projetos ao longo do ano letivo, sempre focando a leitura e escrita de uma maneira lúdica.


  1. Letras do alfabeto: a primeira possibilidade é o bingo de letra, também é interessante dividir a classe em grupos, sortear as letras uma a uma e pedir que cada grupo diga algumas palavras começando com aquela letra. Pensei em fazer uma lista com essas palavras e deixar em exposição na sala, pois elas pertencem ao repertório ativo das crianças e devem ser aproveitadas em outras atividades. A ajuda dos alunos é fundamental para criar atividades com as letras do alfabeto e com listas de palavras.
  2. Alfabeto ilustrado: sortear uma letra para cada aluno e pedir que eles desenhem ou colem uma figura cujo o nome comece com a letra. Depois, a professora escreve a letra sobre o desenho, ou recorta de revista ou jornal e, embaixo, escreve o nome do mesmo usando uma cor diferente para a primeira letra. Deixe o material em uma caixa bem bonita para que as crianças possam visualizar, investigar e usar quando precisarem.
  3. Listagens na sala: elabore, junto com a classe, várias listas: roupas, compras de supermercado, animais, produtos de higiene, meios de transporte, nomes de cidade, brinquedos. Reconstruir na lousa algumas palavras utilizadas nas listagens, perguntando aos alunos quais letras devem ser utilizadas; depois os alunos as registram no caderno.
  4. Combinação de palavras: fazer fichas com nomes de frutas, alimentos, animais, legumes, brinquedos e outros grupos de palavras. Colocar todos os grupos dentro de uma caixa. O grupo de quatro criança recebe a caixa e cada uma tenta agrupar as fichas a partir de uma atributo combinado: por iniciais da palavra, por campo semântico, por terminação, por tamanho. Vence o aluno que conseguir terminar primeiro a tarefa.
  5. Bingo de nomes: próprio, animais ou frutas.
  6. Detetive: pedir que as crianças pensem em uma palavra e a escrevam num papel, mudando a posição das letras. Os alunos trocamos papéis e o vencedor será aquele que reconstruir mais rápido a palavra certa.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Alfabetização

Lendo e escrevendo



O texto é o ponto inicial do meu trabalho pedagógico, pois é ele que tem significado e permite inferência, dedução e compreensão na leitura e escrita.
Um trabalho textual sempre deve faz parte no primeiro dia de aula, uma leitura de: história, poesia ou simplesmente uma canção.
Podemos até dividir esse trabalho pedagógico em três etapas:
  1. jogos de contato com a linguagem escrita;
  2. acesso a textos diversificados;
  3. atividades para aprofundar a interpretação de texto.
Jogos de contato com a linguagem escrita
  • CAMINHADA DE LEITURA:  organizar um passeio no quarteirão da escola. Durante o passeio, o professor observa, identifica e lê tudo o que estiver escrito no ambiente, esclarecendo sua função: cartaz, placas de trânsito, nomes de lojas, nomes de ruas, etc. Na volta, faça uma lista de palavras daquilo que foi observado no passeio.
  • LEITURA DE OBRA DE ARTE: leve para a sala de aula a reprodução de uma obra de arte, e mostrá-la à classe. Pedir que a observem atentamente e depois respondam:
a) O que vocês sentem quando olham para essa obra? Alegria, tristeza ou calma?
b) Que cores vocês veem?
c) Que formas aparecem mais?
d) As linhas são curvas ou retas?
e) É uma paisagem? Está longe ou perto?
f) Se você fosse o artista, que nome daria para a obra?(faço o registro na lousa).
g) Você gostou da obra? Por quê?

O professor se desejar pode escolher uma música que "combine" com a obra e levar CD para a classe ouvir. A partir da observação da obra outras atividades podem ser desenvolvidas,  como reescrita da obra ou fazer cópias em xerox da reprodução e pedir que as crianças interfiram na obra, mudando ou acrescentando elementos, colorindo formas, recortando e colando, de modo que passem a ser os novos autores da obra.
  • ATIVIDADES COM RÓTULOS:
Pede aos alunos que tragam de casa rótulos de vários tipos de produtos, e discute com os alunos sobre as cores, desenhos ou figuras que aprecem nos rótulos, perguntando também onde há letras e números. Depois, os alunos fazem cartazes classificando os rótulos em produtos de limpeza, higiene, alimentos, etc.; escolhem alguns produtos e escreva os nomes na lousa; a partir dessa lista, a classe escolhe um produto e discute que tipo de produto é e para que serve. Em seguida, a classe cria um novo nome e um novo rótulo para esse produto.
  • CORRE-CUTIA:
Elabore fichas com os nomes das crianças, forme uma roda e distribua as fichas aleatoriamente. Ao receber a ficha com o nome do colega, a criança não pode mostrá-la a ninguém. Segue-se, então a brincadeira corre-cutia. As crianças com a ficha em mãos começa a cantar o versinho, ao final, joga a ficha no centro da roda. A criança cujo nome estiver escrito na ficha deve levantar-se e correr atrás da primeira até pegá-la ou até que ela se sente no lugar vazio da roda __ que é o lugar da segunda. Se a criança for pega, deverá falar uma palavra que comece com a letra de seu nome.
  • TEXTO MEMORIZADO: pesquisar uma parlenda e escrevê-la nem folha, ou no caderno de registro. Primeiro a classe repete a parlenda e a decora. Em seguida, a professora escreve a parlenda na lousa e a lê junto com as crianças. Pede, então que a classe tente encontrar no texto da lousa determinada palavra da parlenda e observe suas letras. Outra possibilidade é escolher palavras do texto, copiá-las e contar suas letras.
  • JOGO DE RIMAS: poesia com rimas, palavras soltas ou em frases.
  • OUVINDO MÚSICA: aproveite a música que você esteja trabalhando com seu projeto. Fale um pouco sobre a música que serão escutadas na sala de aula, depois de ouvi-las, faz algumas perguntas:

a) Que tipo de sensação vocês têm ao ouvir essa música? alegria/tristeza, irritação/paz, calma/nervosismo.
b) Os sons dessa música são: fortes/fracos, quente/frios, definidos/confusos.
c) Os instrumentos que vocês conseguem ouvir são: um só/vários instrumentos, fáceis de reconhecer/confusos.
Depois, colo que a música novamente e pede que as crianças acompanhem o ritmo batucando na carteira. E pergunte novamente:
a) A música é rápida ou lenta?
b) Quantas partes ela tem?
c) Se vocês fossem os autores, que nome dariam para a música?
d) Vocês gostaram da música? Por quê?
A partir da audição, a classe cria uma história coletiva e uma ilustração.
  • BILHETE: aproveite os bilhetes que precisam mandar para os pais e trabalhe isso com os alunos. Esse momento todos participam dando opinião, e a professora faz o papel de redator da turma, escrevendo o bilhete no caderno de recado ou agenda.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Para refletir II

O que quero ensinar para meu alunos.


Ao longo dos nove anos de ensino fundamental, os alunos precisam desenvolver as seguintes habilidades:
  1. Expressar-se em diferentes situações: através de apresentações para a turma da escola, família e comunidade.
  2. Saber expressar-se de diferentes maneiras: ou seja, usar a linguagem adequada a cada ambiente: coloquial, em situações de intimidade; ou a formal, que utiliza a normal culta, em situações cerimoniosas.
  3. Conhecer e respeitar as variedades linguísticas do português falado. O aluno deve entender que um um país como o nosso e de grande culturas variadas: como sotaques, expressões regionais e maneiras diferentes de falar como o linguajar paulista, o carioca, o baiano e o gaúcho. Nenhum está certo ou errado. Eles são apenas diferentes.
  4. Saber distinguir e compreender o que dizem diferentes gêneros texto: uma bula de remédio, um bilhete, anúncio entre outros, pois são estilos e vocabulários diferentes entre si.
  5. Entender que a leitura pode ser uma fonte de informação, de prazer e de conhecimento. Ela dar acesso às informações necessárias para o dia-a-dia e aos mundos criados pela literatura e pelas ciências. 
  6. Ser capaz de identificar os pontos mais relevantes de um texto, organizar notas sobre esse texto, fazer roteiros, resumos, índices e esquemas.
  7. Expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opções individuais: como também ser capaz de ouvir, interpretar e refletir sobre as ideias de outros, sabendo contrapor-lhe suas próprias ideias.Quando descreve, em classe, um fato ocorrido no seu dia-a-dia, ele esta treinando tal habilidade.
  8. Ser capaz de identificar e analisar criticamente os usos da língua enquanto instrumentos de divulgação de valores e preconceitos de raça, etnia, gênero, credo ou classe.
     Sendo assim com certeza os alunos terminaram o 5º Ano do ensino fundamental dominando a linguagem de maneira eficaz. Em outras palavras, devem ser capazes de produzir e interpretar textos, orais ou escritos, tanto para as necessidades do dia-a-dia, escrever um recado, ler as instruções de um eletrodoméstico, como para ter acesso aos bens culturais e à participação plena no mundo letrado, entender que é dito nem telejornal até ler um livro de poema.

É PRECISO LER, MESMO ANTES DE DOMINAR O ALFABETO.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Para refletir.

O MUNDO DO FAZ DE CONTA



BRINCAR: é uma foram saudável de se conhecer e se desenvolver. Quando a criança brinca testa suas habilidades e hipótese em relação à realidade. É uma forma de se relacionar com o mundo de maneira mais protegida e divertida. Brincar sozinha é importante para se conhecer e experimentar suas capacidade de imaginar. Mas, quando crescem, suas brincadeiras se tornam mais elaboradas e passam a ser a principal forma de interação com outras crianças e com os adultos, quando estes estão dispostos a este tipo de interação como os pequenos.

FAZ DE CONTA: é uma das formas mais gostas de brincar, que as crianças adoram. E a fase da imitação, quando compreende  a realidade experimentando dentro do contexto da brincadeira, Nesse momento de imaginação, fantasia e criatividade, no qual exerce diferentes papéis, posturas, atitudes, mas protegida pelo personagem que desempenham em suas brincadeiras. Uma menina, pode ser: bruxa ou fada, o menino pode ser: pirata ou soldado, não importa, o que realmente importa e deixar que eles sejam aquilo que quiserem ser, no mundo do faz de conta, de uma maneira saudável.


DESENHO: um momento único para eles, é uma forma de expressão interna e, ao mesmo tempo, expressão das capacidades cognitivas e motoras dos pequenos artistas. É por meio dessa atividade, podemos verificar os sentimentos e também a maneira de como perceber a realidade. Por ser não verbal, devemos ter cuidado o que esse desenho quer nos  transmitir. Pois é importante que as crianças adquiram a capacidade de falar a respeito de seu mundo interno, portanto, sempre que um professor ou familiares perceber que o traço expressa algo que ela não está tendo capacidade de verbalizar, pode fazê- lo cuidadosamente, como: "olha o seu desenho me dá uma sensação de triste, você também acha isso?".
Quando houver uma expressão muito forte e discrepante, os pais e professores devem ficar sempre atentos, com certeza não acontecerá apenas nas produções culturais, mas também em comportamentos sintomas psicossomáticos.


NARRATIVA: demostra de que maneira a criança compreende a realidade. No desenho, as expressões internas parecem de um jeito mais simbólico, já na narrativa, as hipótese de compreensão da realidade ficam mais claras, ou seja, a forma como a criança relaciona os fatos. Essa também é uma importante maneira de expressão, mas não deve ser interpretada de qual quer maneira, mas sim dentro de um contexto em relação ao seu desenvolvimento. 


ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO É FUNDAMENTAL




É preciso que nós professores ajudemos as crianças a usar a imaginação e criatividade gerando assim seus conhecimento. Na educação formal, é uma das ferramentas para o conhecimento dos pequenos, com certeza dará bem mais trabalho do que dar tudo pronto para eles. Na correria em que vivemos nos dias atuais, precisamos estar atentos para não optar pela praticidade, inibindo algo tão importante no universo infantil. E preciso estar disponível emocionalmente, e assim mergulhar com as crianças em suas fantasias, valorizando e testando com eles suas hipótese e percebendo que temos muito para aprender com eles, já que ilimitamos tanto nossa criatividade conforme crescemos.


Comentário da leitura que fiz da psicóloga e psicoterapeuta Natércia Tiba.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Leitura

Mais opções para você ler, seu alunos irão adorar.


Boa leitura!



Este livro é ricamente ilustrado, desperta nas crianças o interesse em ler e partilhar suas histórias e contém sugestões de atividade para os professores.


Um leitura divertida e bem engraçada, os alunos irão amar. Leia no dia da festa para as mães, dá para fazer um teatrinho com eles.


Bichos muito marotos e engraçados acabam se metendo em deliciosas encrencas! Ilustrações alegres e um inteligente jogo de palavras introduzem a criança no mundo da leitura. Dá para trabalhar com rimas, eles adoram.


Essa leitura não precisa nem comentar, ótimo para se trabalhar com os medos das crianças, através de desenho, fazendo cartaz em grupo.


Uma história bem divertida, que incentiva ele nunca desistir daquilo que realmente queremos. Na fase de alfabetização, trabalhe com eles a dificuldade que irão encontrar no caminho para aprender a ler e escrever, mas o importante é não desistir, NUNCA!



Sinopse: Com a bruxa professora, Lalá aprendeu a fazer terríveis bruxarias com sua vassourinha mágica. Agora ela tem de sair pelo mundo com a missão de fazer sete maldade bem malvadas. Vamos ver que maldades Lalá aprontou? E será que são maldades mesmo?

As crianças deliram com essa história, pois cada um dá sua opinião sobre esse mistério. Bom motivo para trabalhar lista de palavras, entre outros.
Sinopse: Neste conto de fada moderno, a princesa não é uma jovem fraca que desmaia diante do dragão e não fica trancafiada no alto de uma torre. Contrariando todas as expectativas, ela invade o quarto da bruxa e enfrenta quadros com bocas e olhos de verdade, tudo para resgatar o príncipe. Será que ela consegue salvar o amado? 
Às vezes, quando amamos alguém muito, mas muito mesmo, ficamos desejando achar um jeito de mostrar quanto os nossos sentimentos são grandes. Peça para eles mostrar esse sentimento tão bonito que está tão descartado pela vida.

Professora: Denise Ibarra Ferreira
Turma: 1ºAno, período: manhã.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Leitura

As primeiras leituras:


 Trabalhando com a oralidade: trocando ideias a respeito das diferenças, desenhos, atividade de escrita e fantoche feito por eles.

Pergunte para as crianças qual é o sonho delas, e um momento bom para incentiva-lo a escrever algumas palavras, quem desejar pode desenhar.


E um momento de apenas saber ouvir, ao som de uma música de piano, leia com emoção para que eles possa já perceber a diferença de ler uma história e ler uma poesia. Mais não diga nada no momento, deixe para as próximas aulas, afinal teremos o ano todo para falar de poesia.

Monte um fantoche da história (próxima postagem), trabalhando os tamanhos, comportamentos, escrita e desenho. Sequencia da história.( oralidade)
Momento de descontração, brincando de adivinha. As crianças adoram. Se desejar peça que eles desenhe ou escreva o que adivinhou, lembre-se tudo precisa ser feito com carinho e espontaneidade. 

Volta às aulas.

Projeto volta às aulas


Justificativa:


  • Receber os alunos de maneira alegre e eficaz. Esse momento é muito especial que você esteja aberta para recebê-los com todo carinho, um momento único.

Objetivos:

  • Tornar a escola e a sala um lugar atrativo, para que os alunos se sentam seguros e acolhidos por você e pelos coleguinhas.
  • Apresentar uma sala bem organizada é alegre, onde existem regras e combinados, onde os professores ensinam, mais também aprende com eles.

Desenvolvimento:

  • No primeiro deve ser o mais alegre e agradável, com muito entusiasmo se apresente ao alunos, coloque uma musica ambiente ( ao som de piano).
  • Se possível faça uma decoração do seu gosto (claro sem gastar muito), fixar os cartazes junto com eles, explicando um por um.
  • Faça uma rodinha para um conversar informal, deixe que falem sobre eles: do que gostam, o que esperam aprender, sobre as férias entre outros.
  • Depois, converse com a turma sobre as oportunidades que terá na escola para aprender coisas novas, jogos, brincadeiras, leituras etc.
  • Nesse momento faça uma atividade com eles, um desenho por exemplo sem interferir, cante com eles, leia uma história, uma brincadeira , o importante é interagir com todos.
  • Apresente para a turma um mascotinho, explique qual a importância dele durante o ano letivo.
  • Prepare um filme bem divertido para os alunos verem e reproduzir em desenho. Seja apenas um observador, para posteriormente , possa preparar suas aulas com base na vivência dos alunos. Provavelmente algumas delas não queiram desenhar ou apenas façam alguns rabisco sem definição.Durante o desenvolvimento dessa atividade, é importante que não force nenhum resultado, apenas converse com o aluno para encorajando-a.
  • Coloque o cartaz de alfabetização e vai observando qual a vivencia que os alunos que o alfabeto.
  • Outro momento de descontração e jogar bingo de letras ou palavra ( se possível distribua bala, pirulito, bis, etc.). O importante é que eles se sintam felizes com você e com os coleguinhas.
Professora Denise Ibarra Ferreira
Turma: 1º Ano - período: manhã