segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Sequência didática geométria


 Formas Geometrias: quadrado, triângulo, retângulo e círculo.


Objetivos:
  • Reconhecer e identificar, construir, comparar, classificar e representar figuras planas e não planas;
  • Compor e decompor figuras planas;
  • Identificar o forma do círculo (esfera);
  • Identificar o quadrado, retângulo como faces de alguns sólidos geométricos.
  • Identificar e contar vértices, faces e arestas e cubo e bloco lógico;
  • Iniciar a representação das figuras pelo desenho ou recorte.
  • Ater-se ao ambiente associando as figuras geométricas aos objetos conhecidos.
  • Apropriarem do bloco lógico e tangram;
  • Conhecer a lenda do tangram.

Material:
  • Bloco lógico
  • Tangram
  • Vídeo
  • Papel colorido
  • Cola tesoura
  • Palito de fósforo
  • Folha de sulfite ou caderno de desenho.
  • Atividades que reforce o conceito.

Desenvolvimento:
  • Apresentar várias caixas para os alunos em diversos tamanhos e formas;
  • Dividir os alunos em grupos para desmontar as caixas e identificar formas, quantos vértices e arestas;
  • Em grupo montar figuras geométricas usando palito de fósforo e com mesmo identificar vértices e arestas;
  • Outro grupo formar com o bloco lógico figuras;
  • Recortar as formas geométricas formando figuras;
  • Em roda de conversar os alunos deverão identificar as formas geométricas na sala de aula e fora da sala;
  • Apresentar o tangram para a sala e levá-los a conhecer a lenda do mesmo.
  • Montar figuras com o tangram.

Perspetiva de duração do conteúdo:
  • 06 aulas conforme o desenvolvimento dos alunos.

Avaliação:
  • Ao final da aula, espera-se que os alunos sejam capazes de antecipar característica de figuras geométricas, entre outras habilidades.
 Atividades realizadas pelos alunos do 2º ano A

1) Caixa: desmontar, montar e registrar o que aprendeu:









 2) Bloco lógico: brincando e montar, também se aprende.







3) Recorte e colagem: com as forma geométrica o que você fez? Registrar por escrito.











4) Tangram: observando e fazendo, quebrando a cabeça.





5) Colagem com palito de fósforo





2 comentários:

  1. adorei sua sequencia vou utilizar algumas atividades em minha sala de aula.

    ResponderExcluir
  2. Adorei vou realizar essas atividades com os meus alunos.Obrigada

    ResponderExcluir

Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!