segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Sequência didática geométria


 Formas Geometrias: quadrado, triângulo, retângulo e círculo.


Objetivos:
  • Reconhecer e identificar, construir, comparar, classificar e representar figuras planas e não planas;
  • Compor e decompor figuras planas;
  • Identificar o forma do círculo (esfera);
  • Identificar o quadrado, retângulo como faces de alguns sólidos geométricos.
  • Identificar e contar vértices, faces e arestas e cubo e bloco lógico;
  • Iniciar a representação das figuras pelo desenho ou recorte.
  • Ater-se ao ambiente associando as figuras geométricas aos objetos conhecidos.
  • Apropriarem do bloco lógico e tangram;
  • Conhecer a lenda do tangram.

Material:
  • Bloco lógico
  • Tangram
  • Vídeo
  • Papel colorido
  • Cola tesoura
  • Palito de fósforo
  • Folha de sulfite ou caderno de desenho.
  • Atividades que reforce o conceito.

Desenvolvimento:
  • Apresentar várias caixas para os alunos em diversos tamanhos e formas;
  • Dividir os alunos em grupos para desmontar as caixas e identificar formas, quantos vértices e arestas;
  • Em grupo montar figuras geométricas usando palito de fósforo e com mesmo identificar vértices e arestas;
  • Outro grupo formar com o bloco lógico figuras;
  • Recortar as formas geométricas formando figuras;
  • Em roda de conversar os alunos deverão identificar as formas geométricas na sala de aula e fora da sala;
  • Apresentar o tangram para a sala e levá-los a conhecer a lenda do mesmo.
  • Montar figuras com o tangram.

Perspetiva de duração do conteúdo:
  • 06 aulas conforme o desenvolvimento dos alunos.

Avaliação:
  • Ao final da aula, espera-se que os alunos sejam capazes de antecipar característica de figuras geométricas, entre outras habilidades.
 Atividades realizadas pelos alunos do 2º ano A

1) Caixa: desmontar, montar e registrar o que aprendeu:









 2) Bloco lógico: brincando e montar, também se aprende.







3) Recorte e colagem: com as forma geométrica o que você fez? Registrar por escrito.











4) Tangram: observando e fazendo, quebrando a cabeça.





5) Colagem com palito de fósforo





3 comentários:

  1. adorei sua sequencia vou utilizar algumas atividades em minha sala de aula.

    ResponderExcluir
  2. Adorei vou realizar essas atividades com os meus alunos.Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Vou utilizar essas ideias no meu estágio.

    ResponderExcluir

Oi Deixe um comentário nesse blog, o blog da Corujinh@amiga!